Inadimplência das empresas começa o ano em alta, revela Serasa Experian

Títulos protestados foram os principais responsáveis pelo crescimento do índice no mês

OIndicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas registrou em janeiro deste ano crescimento de 11,3%, na comparação com dezembro de 2013. Na variação anual – janeiro de 2014 contra o mesmo mês de 2013 – o indicador também apresentou alta de 11,1%.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o aumento da inadimplência das empresas no primeiro mês de 2014 foi reflexo da alta da inadimplência dos consumidores, também verificada em janeiro/14, bem como do impacto da elevação do custo financeiro das empresas, tendo em vista a acumulação das sucessivas elevações das taxas de juros a partir do segundo trimestre do ano passado.

Os títulos protestados foram os principais responsáveis pela alta do indicador em janeiro de 2014, com variação de 49,3% e contribuição de 10,8 p.p. As dívidas não bancárias (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) e os cheques sem fundos também cresceram 1,7% e 7,0% e contribuíram 0,6 p.p. e 1,2 p.p., respectivamente. Já as dívidas com os bancos apresentaram queda de 4,7% e contribuíram para que o índice não subisse ainda mais em janeiro de 2014. Veja os dados completos na tabela abaixo:

Decomposição do Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas

1,2

11,3

Fonte: Serasa Experian

Cai o valor médio dos cheques sem fundos

O valor médio dos cheques sem fundos apresentou queda de 28,4% em janeiro de 2014, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. As dívidas com os bancos também apresentaram declínio de 3,1%%. Já os títulos protestados e as dívidas não bancárias registraram alta de 4,3% e 13,8%, respectivamente. Confira mais informações na tabela abaixo:

Modalidades de Inadimplência

Valor médio das dívidas Jan 2013

Valor médio das dívidas Jan 2014

Variação (%)

Cheques sem fundos

R$ 3.047,13

R$ 2.180,97

Dívidas com os bancos

R$ 5.159,49

R$ 4.998,10

Títulos protestados

R$ 1.881,76

R$ 1.963,25

Dívidas não bancárias

R$ 774,04

R$ 880,66

Fonte: Serasa Experian

A série histórica deste indicador está disponível em:

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas, por analisar eventos ocorridos em todo o Brasil, reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional. O indicador considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados e dívidas vencidas com instituições bancárias e não bancárias.

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visitehttp://www.experianplc.com