Demanda do consumidor por crédito tem queda de 9,6% em fevereiro, aponta Serasa Experian

Juros altos e inadimplência em patamar ainda elevado contém demanda por crédito

De acordo com oIndicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que buscou crédito em fevereiro/14 recuou 9,6% em relação a janeiro/14. Já na comparação com o mesmo mês do ano passado (fevereiro/13) houve alta de 1,0% na demanda dos consumidores por crédito em fevereiro/14. Vale mencionar que esta expansão foi influenciada pelo deslocamento do feriado móvel do Carnaval que, neste ano de 2014, caiu em março. No acumulado do primeiro bimestre de 2014, a demanda do consumidor por crédito cresceu 1,0% frente ao mesmo período do ano passado.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o resultado de fevereiro/14 (queda de 9,6% contra fevereiro/13) reflete uma conjuntura de fraca demanda do consumidor por crédito, influenciada pelas taxas de juros cada vez mais altas e pela inadimplência que, embora tenha recuado ligeiramente em 2013, ainda permanece em patamar elevado.

Análise por classe de renda pessoal mensal

170320141

As maiores quedas na demanda dos consumidores por crédito em fevereiro/14 ocorreram nas camadas de renda mais baixa: houve recuos de 12,4% para os consumidores com rendimento mensal de até R$ 500 e de 11,3% para aqueles que ganham entre R$ 500 e R$ 1.000 mensais. Para os consumidores que recebem entre R$ 1.000 e R$ 2.000 por mês, a queda em fevereiro/14 foi de 8,8%. Para aqueles que ganham entre R$ 2.000 e R$ 5.000, o recuo foi de 6,2% frente a janeiro/14. Já nas camadas de rendas mais altas, as quedas de fevereiro/14 foram menores: 3,0% para consumidores com rendimentos entre R$ 5.000 e R$ 10.000 por mês e 3,2% para aqueles que ganham mais de R$ 10.000 mensais.

Análise por região

A maior queda na procura dos consumidores por crédito ocorreu no Sul: variação de -15,5% em fevereiro/14 frente a janeiro/14. Norte e Nordeste apresentaram recuos mensais de 14,2% e de 14,0% em fevereiro/14. As menores quedas das demandas dos consumidores por crédito em fevereiro/14 ocorreram no Sudeste (baixa de 5,9%) e no Centro-Oeste (queda de 5,2%).

A série histórica deste indicador está disponível em

Metodologia do indicador

OIndicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian . Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com