Atividade econômica recuou 0,5% em maio, revela Serasa Experian

Atividade industrial pressionou atividade econômica para baixo em maio

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica, o ritmo dos negócios em todo o país recuou 0,5% em maio, já descontadas as influências sazonais, após ter se expandido 1,1% em abril. Na comparação com o mesmo mês do ano passado (maio/12), houve crescimento de 2,3% da atividade econômica em maio de 2013. Assim, no acumulado do ano (janeiro a maio de 2013 frente ao mesmo período do ano passado), o crescimento da atividade econômica manteve o mesmo ritmo do acumulado até abril, ou seja, 2,5%.

O resultado da atividade econômica em maio/13 foi determinado pelo fraco desempenho da atividade do setor industrial, que recuou 2,2% frente ao mês de abril de 2013. Também pesou sobre a atividade econômica em maio/13 a queda de 1,6% na atividade do setor agropecuário, muito embora este acumule expressivo crescimento de 14,8% de janeiro a maio deste ano. Ainda ponto de vista da oferta agregada, o resultado da atividade econômica mais enfraquecida em maio/13 também decorreu da estagnação verificada no setor de serviços, após expansão de 0,7% observada em abril/13.

180720131

Pelo lado da demanda agregada, os investimentos (recuo de 3,4%) e as exportações de bens e serviços (queda de 2,1%) foram os segmentos que mais contribuíram para a queda da atividade econômica do país no mês de maio/13. Já, por outro lado, os gastos de consumo, tanto das famílias (alta de 0,8%) quanto do governo (crescimento de 0,6%) acabaram impedindo um recuo mais acentuado da atividade econômica em maio/13. Por fim, as importações de bens e serviços, recuando 7,5%, também atenuaram a queda de 0,5% da atividade econômica no quinto mês de 2013.

A série histórica deste indicador está disponível em

Metodologia do Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal)

Na construção do Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal) utilizam-se técnicas estatísticas de desagregação temporal com indicadores (Chow-Lin, Fernandez, Litterman e Santos Silva-Cardoso). Cada subcomponente do PIB Trimestral, sem ajuste sazonal, oriundo do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais do IBGE, foi desagregado, por cada uma das técnicas supramencionadas, utilizando-se séries de alta freqüência (mensais) altamente correlacionadas com a série a ser desagregada. Considerou-se como estimativa final de cada série mensal associada a cada um dos subcomponentes do PIB Trimestral a média aritmética simples dos valores mensais obtidos por cada uma das técnicas distintas de desagregação temporal.

As séries mensais finais dos subcomponentes foram utilizadas como indicadores para a obtenção das séries dos níveis hierárquicos imediatamente superiores, sempre considerando como estimativas finais, em cada etapa, as médias aritméticas dos valores obtidos pelas quatro técnicas de desagregação temporal. Tal procedimento foi conduzido até chegar-se à última desagregação temporal, ou seja, do PIB Trimestral Consolidado, sendo que, para tanto, consideramos como indicadores mensais as séries desagregadas dos componentes da oferta agregada.

Para a obtenção das estimativas mensais das séries do PIB Trimestral com ajuste sazonal, cada componente mensal desagregado nos procedimentos anteriores (sem ajuste sazonal) foram ajustados sazonalmente utilizando-se TRAMO/SEATS constituindo-se, assim, os indicadores mensais a serem utilizados nas técnicas de desagregação temporal das séries, com ajuste sazonal, do PIB Trimestral.

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing , identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com