Demanda das empresas por crédito recua 5,4% em setembro, aponta Serasa Experian

Micro e pequenas empresas puxaram a queda, em setembro, da demanda por crédito

C onforme apurou o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito, houve recuo de 5,4% na busca das empresas por crédito durante o mês de setembro/13. Foi a segunda queda mensal consecutiva do indicador uma vez que em agosto/13, a demanda das empresas por crédito já havia recuado 4,2%. Por sua vez, na comparação com o mesmo mês do ano passado (setembro/12), a demanda das empresas por crédito foi 6,9% maior em setembro de 2013. Com este resultado, a variação acumulada no ano da demanda das empresas por crédito passou de -4,0% (janeiro a agosto) para -3,0% (janeiro a setembro), sempre em comparação com o mesmo período do ano passado.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a segunda queda mensal consecutiva da demanda empresarial por crédito ocorrida em setembro/13 é um indicativo de enfraquecimento da atividade produtiva ao longo do terceiro trimestre deste ano, o qual foi marcado por fortes oscilações da taxa de câmbio, elevações das taxas de juros e níveis de confiança empresariais menos expressivos. Vale mencionar que a alta de 6,9% na comparação interanual (setembro/13 vs. setembro/12) foi influenciada diretamente pelos dois dias úteis a mais em setembro desde ano (21 contra 19) em relação a setembro do ano passado.

Análise por porte

A queda da busca das empresas por crédito em setembro/13 foi concentrada nas micro e pequenas empresas, as quais recuaram 5,8% em relação a agosto/13. Na direção contrária, houve avanço de 0,1% na demanda por crédito nas médias empresas e alta de 1,3% na busca por crédito por parte das grandes empresas.

161020131

No acumulado do ano, as grandes empresas estão exibindo o melhor desempenho em termos de demanda por crédito: alta de 18,3% de janeiro a setembro de 2013 frente ao mesmo período do ano passado. As médias empresas exibem crescimento de 4,4% no acumulado do ano. Por outro lado, o período de janeiro a setembro de 2013 registra queda de 3,6% na busca das micro e pequenas empresas por crédito.

Análise por setor

A maior queda na demanda por crédito, em setembro/13, foi registrada pelas as empresas de serviços, com baixa de 6,9% frente a agosto/13. As empresas industriais exibiram recuo de 6,2%, e, por fim, as empresas comerciais reduziram sua busca por crédito em 3,9% durante o mês de setembro.

161020132

No acumulado de janeiro a setembro de 2013, dois dos três setores econômicos pesquisados exibem recuos nas suas demandas por crédito: variações acumuladas de -5,5% nas empresas comerciais e de -3,7% nas empresas industriais. Apenas as empresas de serviços estão com crescimento em suas demandas por crédito: alta de 0,6% no período de janeiro a setembro de 2013.

Análise por região

As quedas mais expressivas na demanda das empresas por crédito, em setembro/13, ocorreram nas regiões Sudeste (-7,6%) e Norte (-6,8%). No Centro-Oeste a queda em setembro/13 foi de 6,1% em relação a agosto/13. Na região Nordeste o recuo foi de 4,6% na busca por crédito em setembro. A região Sul foi a única que registrou expansão na demanda empresarial por crédito durante o mês de setembro/13: alta de 0,4% frente o mês de agosto/13.

No acumulado de janeiro a setembro de 2013 todas as regiões geográficas do país exibem quedas nas demandas por crédito de suas empresas. O maior recuo na procura das empresas por crédito se verifica na região Sul: variação de -5,0% frente ao período acumulado de janeiro a setembro do ano passado. Nas regiões Nordeste e Sudeste, as quedas acumuladas nestes primeiros nove meses de 2013 foram de 2,7% e de 2,5%, respectivamente. Já as regiões Centro-Oeste e Norte exibiram as menores quedas acumuladas nas demandas de suas empresas por crédito no acumulado de janeiro a setembro de 2013: variações de -1,8% e de -1,4%, respectivamente.

161020133

A série histórica deste indicador está disponível em

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de cerca de 1,2 milhão de CNPJ consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CNPJ consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre as empresas e as instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica, setor e porte.

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing , identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com