Demanda do consumidor por crédito recuou 3,1% em 2012, revela Serasa Experian

De acordo com Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que procurou crédito no ano de 2012 recuou 3,1% em relação ao verificado em 2011. Foi o pior desempenho anual de toda a série histórica do indicador, iniciada em 2007, superando a queda de 1,2% ocorrida em 2009 (o único ano em que havia sido registrada queda na demanda do consumidor por crédito até então), quando a economia brasileira experimentou um período recessivo por conta dos reflexos da crise financeira internacional deflagrada em setembro de 2008. Os crescimentos anuais históricos da demanda do consumidor por crédito foram: 2008 (6,4%), 2009 (-1,2%), 2010 (16,4%), 2011 (7,5%) e 2012 (-3,1%).

A demanda do consumidor por crédito apresentou dois comportamentos distintos em 2012: quedas nos três primeiros trimestres do ano e início de recuperação a partir do último trimestre do ano. Os crescimentos anuais observados foram: 1º trimestre/12 (-6,8%), 2º trimestre/12 (-7,9%), 3º trimestre/12 (-3,1%) e 4º trimestre/12 (+6,0%). Todavia, o crescimento positivo observado no último trimestre do ano foi insuficiente para neutralizar o recuo acumulado durante os primeiros nove meses de 2012, recuo este determinado pela escalada da inadimplência e pelos elevados graus de endividamento e de comprometimento da renda do consumidor, observam os economistas da Serasa Experian.

Análise por região

Em 2012, as regiões de rendas per capita mais baixas apresentaram os melhores resultados em termos de busca dos consumidores por crédito. No Norte a expansão foi de 4,8% em relação ao ano de 2011 e no Nordeste a alta foi de 1,7%.

110120131

Por outro lado, a regiões mais desenvolvidas exibiram variações negativas na demanda dos seus consumidores por crédito: -4,2% no Sudeste, -4,4% no Centro-Oeste e -5,6% no Sul.

Análise por classe de renda pessoal mensal

Apenas os consumidores que ganham até R$ 500 por mês exibiram elevações de suas demandas por crédito no ano de 2012: alta de 4,9% em relação ao observado no ano de 2011. Vale lembrar que estes consumidores foram mais diretamente influenciados pelo aumento do salário-mínimo, que cresceu 14% no ano passado, e pelos programas oficiais de transferência de renda (como bolsa-família, por exemplo).

Todas as demais faixas de renda apresentam quedas na demanda por crédito em 2012. Neste sentido, os recuos tenderam a ser mais acentuados nos extratos mais superiores de rendimento: -5,4% para quem ganha entre R$ 2.000 e R$ 5.000 mensais; -5,6% para rendimentos mensais entre R$ 5.000 e R$ 10.000; e -5,2% para consumidores que ganham mais de R$ 10.000 por mês. Por outro lado, os consumidores que ganham entre R$ 500 e R$ 1.000 reduziram as suas demandas por crédito em 3,4% no ano passado e para aqueles que recebem entre R$ 1.000 e R$ 2.000 mensais, o recuo foi de 4,1%.

110120132

A série histórica deste indicador está disponível em

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com