Crédito ao consumidor deverá reagir com recuo da inadimplência, aponta indicador de perspectiva da Serasa Experian

O crédito às empresas avançará em ritmo moderado aguardando reativação da economia

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito ao Consumidor, que, por sua metodologia de construção, possui a propriedade de antever os movimentos cíclicos da concessão de crédito com seis meses de antecedência, subiu 0,1% em julho de 2012. Esta é a primeira alta após nove meses consecutivos de queda, atingindo o patamar de 96,6. A primeira variação positiva após uma longa sequência de quedas ininterruptas sinaliza que o crédito ao consumidor deverá evoluir com maior vigor somente a partir do início de 2013.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o patamar ainda elevado da inadimplência dos consumidores, que só deverá melhorar gradativamente ao longo deste segundo semestre, tem determinado trajetória bem mais contida das concessões de crédito. Pois, se por um lado, os consumidores inadimplentes tentam equacionar as suas finanças para retornar ao mercado de crédito, por outro, as políticas de concessão de crédito estão mais seletivas por parte das instituições financeiras. Neste ambiente, o crédito ao consumidor evolui fracamente e só ganhará força com o recuo consistente da inadimplência.

030920121

Empresas
O Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito às Empresas recuou 0,2% em julho de 2012, atingindo o patamar de 99,8.
Apesar de ter sido o segundo recuo mensal consecutivo, a proximidade deste indicador em relação ao nível 100 sinaliza de que o crédito às empresas deverá continuar evoluindo moderadamente ao longo dos próximos meses.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a concretização de um cenário de crescimento econômico mais dinâmico neste segundo semestre é fundamental para que o grau de confiança dos empresários se aprimore, aumentando as suas demandas por crédito.

030920122

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Visite www.serasaexperian.com.br

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.
A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite http://www.experianplc.com