Demanda das empresas por crédito cresce 3,3% em novembro, aponta indicador da Serasa Experian

A quantidade de empresas que procurou crédito em novembro avançou 3,3% em relação a outubro/12, conforme resultado apurado pelo Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito. Na comparação com novembro/11, a demanda das empresas por crédito em novembro/12 foi 9,9% menor. No acumulado do ano (janeiro a novembro de 2012), a busca das empresas por crédito apresentou variação negativa de 4,5% perante o mesmo período de 2011.

A alta verificada em novembro, na procura das empresas por crédito, foi uma recuperação parcial das quedas corridas nos dois meses anteriores (setembro e outubro). Assim, é necessário que resultados positivos também predominem ao longo dos próximos meses, principalmente no início do ano (dezembro é um mês sazonalmente fraco em termos de demanda das empresas por crédito), para que se possa afirmar que, de fato, a busca das empresas por crédito tenha entrado numa trajetória consistente de reativação, alertam os economistas da Serasa Experian.

Análise por porte
O maior crescimento na demanda das empresas por crédito em novembro/12 foi verificado nas micro e pequenas empresas, com alta de 3,5% frente a outubro/12. Nas médias empresas o crescimento foi de 0,2% e nas grandes empresas foi de 1,5%, sempre em comparação com o mês imediatamente anterior (outubro/12).

171220121

No acumulado do ano, as grandes empresas estão registrando o maior crescimento na busca por crédito: alta de 14,8% de janeiro a novembro de 2012 frente ao mesmo período de 2011. Nas médias empresas, a alta registrada foi de 11,9%, e nas micro e pequenas empresas, a demanda por crédito recuou 5,5% no acumulado de janeiro a novembro de 2012.

Análise por setor
As empresas do setor de serviços foram as que mais cresceram a sua busca por crédito em novembro/12, registrando alta de 5,0% frente a outubro/12. Em seguida vieram as empresas industriais com alta de 2,3% e, por fim, as do setor de comércio com elevação de 1,8%.
No acumulado de janeiro a novembro de 2012, as empresas comerciais estão liderando a queda na demanda das empresas por crédito, com recuo de 6,0%. As indústrias estão com recuo acumulado de 4,6% e as empresas de serviços estão com a menor queda: 2,8% de declínio na demanda por crédito sobre o período de janeiro a novembro do ano passado.

171220122

Análise por região
A região Norte foi a que mais cresceu em termos de demanda das suas empresas por crédito em novembro/12: alta de 7,4% frente ao mês de outubro/12. No Sudeste, a alta em novembro foi de 4,2%, seguida pela expansão de 2,5% verificada na demanda por crédito das empresas da região Sul. No Nordeste a alta foi de 1,4% e no Centro-Oeste, a demanda das empresas por crédito cresceu 1,1% em novembro/12.

No acumulado do ano, isto é, de janeiro a novembro de 2012, os menores recuos na demanda das empresas por crédito foram verificados nas regiões menos desenvolvidas do país: quedas de 2,6% no Norte e de 3,2% no Nordeste. A região Sul registrou recuo acumulado de 3,8% e no Centro-Oeste a queda foi de 4,2%. A maior variação negativa na demanda das empresas por crédito foi verificada no Sudeste: -5,5% frente ao período de janeiro a novembro do ano passado.

171220123

A série histórica deste indicador está disponível em

Metodologia do indicador
O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de cerca de 1,2 milhão de CNPJ consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CNPJ consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre as empresas e as instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica, setor e porte.

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com