Demanda das empresas por crédito cresceu 6,7% em maio, revela Serasa Experian

Alta foi puxada pelas micro e pequenas empresas

De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito, a quantidade de empresas que procurou crédito em maio/12 cresceu 6,7% em relação ao mês anterior (abr/12). No acumulado do ano de 2012 (período de janeiro a maio), a demanda das empresas por crédito registrou elevação de 0,6% em comparação ao acumulado de janeiro a maio de 2011. Se considerarmos apenas o mês maio/12, houve queda de 1,3% na demanda das empresas por crédito quando comparamos com o mesmo mês do ano passado (maio/11).

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a alta de 6,7% na demanda das empresas por crédito registrada em maio/12 recuperou-se parcialmente do tombo de 8,1% observado em abril/12 (frente a março/12).

Porém, apesar desta recuperação, o quadro da demanda das empresas por crédito ainda continua sendo de baixo dinamismo mesmo com os estímulos monetários e creditícios que estão sendo colocados por parte do governo para reaquecer a economia.

Análise por porte
No mês de maio/12 foram as micro e pequenas empresas, com crescimento de 7,1% frente a abril/12, que se destacaram em termos de demanda por crédito. Já as médias e grandes empresas também expandiram suas demandas por crédito no mês passado em 1,1% e 0,6%, respectivamente.

190620121

Apesar de terem exibido crescimentos mais modestos no mês de maio/12, no acumulado do ano são as médias e grandes empresas que estão registrando os maiores avanços em termos de demanda por crédito (altas de 10,6% e 15,6%, respectivamente), frente a estabilidade das micro e pequenas empresas. O agravamento do quadro externo (principalmente na Zona do Euro) tem feito com que as médias e grandes empresas acabem procurando crédito nas fontes tradicionais domésticas (crédito bancário e crédito mercantil), em detrimento de outras fontes (recursos externos e emissões primárias de ações), as quais se retraem em momentos de instabilidades na conjuntura internacional.

Análise por setor
Todos os setores econômicos cresceram as suas demandas por crédito em maio/12 (frente a abril/12). O destaque ficou por conta do setor de serviços, que apresentou alta de 7,5%. Logo em seguida, as empresas comerciais avançaram em 6,1% suas demandas por crédito e, por último, as empresas industriais expandiram em 5,8% as suas demandas por crédito em abril/12.

190620122

No acumulado dos primeiros cinco meses de 2012, as empresas de serviços estão exibindo o maior crescimento em termos de demanda por crédito: alta de 2,8% frente ao período de janeiro a maio de 2011. Em segundo lugar, aparecem as empresas industriais com alta de 1,8% neste mesmo critério de comparação. Apenas as empresas comerciais estão recuando suas demandas por crédito neste ano de 2012 (variação de -1,3% frente período de janeiro a maio de 2011).

Análise por região
Em todas as regiões geográficas do país houve aumento de procura por crédito das empresas em maio/12. O destaque ficou para a região Norte, com alta de 12,9% frente a abril/12. As demais regiões geográficas do país registraram crescimentos mensais entre 6,0% (Centro-Oeste) e 6,6% (Nordeste) em termos de demanda das suas empresas por crédito.

No acumulado do ano, as regiões Centro-Oeste e Sudeste exibem recuos na demanda de suas empresas por crédito (variação de -0,7% e de -0,4%, respectivamente, contra o período de janeiro a maio de 2011). Por outro lado, as regiões Sul e Norte, com altas de 2,8% e de 2,4%, lideram a procura das empresas por crédito neste ano de 2012. Já na região Nordeste a alta acumulada entre janeiro e maio de 2012 atingiu 1,2% (frente ao mesmo período do ano passado).

190620123

A série histórica deste indicador está disponível em

Metodologia do indicador
O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CNPJs – cerca de 1,2 milhão –, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CNPJs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre as empresas e as instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica, setor e porte.

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com