Devolução de cheques sem fundos recua para 2% em julho, revela Serasa Experian

Foi o menor percentual de devoluções em cinco meses

Em julho de 2012, foram devolvidos pela segunda vez por falta de fundos, 2% do total de cheques compensados em todo o país, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. Este percentual de inadimplência com cheques foi o menor verificado em cinco meses e igualou o percentual de fevereiro último, quando também houve 2% de devoluções.

O volume de cheques sem fundos registrados em julho de 2012 fica ligeiramente acima dos 1,99% observados em julho de 2011. No acumulado de janeiro a julho deste ano, por sua vez, foram devolvidos 2,06% de cheques, contra 1,94% em igual período de 2011.

Segundo os economistas da Serasa Experian, as baixas taxas de desemprego, os ganhos salariais acima da inflação e o menor ritmo de crescimento do endividamento dos consumidores têm proporcionado início de gradual, porém consistente, declínio da inadimplência com cheques.

*Confira abaixo tabela completa com os números de cheques sem fundos

290820121

Nos estados e regiões
Nos sete primeiros meses de 2012, Roraima foi o estado com o maior percentual de cheques devolvidos (13,98%). São Paulo, por sua vez, foi o estado com menor percentual (1,53%). Entre as regiões, a Norte foi a com maior percentual de devolução de cheques de janeiro a julho de 2012, com 4,40%. Na outra ponta do ranking está a Sudeste, com 1,65%.

Veja abaixo o ranking completo com o percentual de cheques devolvidos de janeiro a julho de 2012, por estado e região:

290820122

Você encontra a série histórica do Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos no site, em:

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Visite www.serasaexperian.com.br

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.
A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite http://www.experianplc.com