Queda na demanda por veículos fez atividade do comércio recuar 1,8% em setembro, revela Serasa Experian

Tendência para os próximos meses é de retorno de taxas de crescimento positivas da atividade varejista nacional

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas em todo o país recuou 1,8% em setembro/12 na comparação com agosto/12, já efetuados os devidos ajustes sazonais. Na comparação com o mesmo mês do ano passado (setembro/11), a atividade varejista registrou expansão de 10,8% e, no acumulado de janeiro a setembro de 2012, o movimento no varejo cresceu 9,1% frente ao mesmo período do ano passado.

031020121

A queda na atividade varejista em setembro se verificou em todos os seis segmentos pesquisados pela Serasa Experian. Este resultado é decorrência, principalmente, do calendário adverso de setembro de 2012 (apenas 19 dias úteis contra 23 dias úteis de agosto/12, e feriado prolongado de 7 de setembro). Foi a menor quantidade de dias úteis para um mês de setembro desde 2007. Este “efeito calendário” impactou alguns segmentos de forma mais intensa, como por exemplo, o ramo de material de construção, o qual recuou 9,4% na comparação com agosto/12.

Outro fato foi a queda de 9,5% no movimento dos consumidores nas lojas de veículos, motos e peças, após a forte alta de 12,0% ocorrida em agosto/12. Houve uma corrida dos consumidores às lojas em agosto devido ao fim de vigência do IPI reduzido (que ao final daquele mês foi prorrogado por mais 60 dias). Assim, houve um refluxo natural dos consumidores em setembro.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a queda da atividade varejista em setembro foi pontual. Não pode ser interpretada como sinal de reversão da tendência de recuperação da atividade varejista que começou a se configurar a partir do início deste segundo semestre. A tendência para os próximos meses é de retorno de taxas de crescimento positivas da atividade varejista nacional.

A série histórica deste indicador está disponível em

Metodologia do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial é construída a série do indicador. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.
A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012 foi de US$ 4,5 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 44 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite www.experianplc.com