Consumidor reduz gastos e cheques sem fundos apresentam queda em setembro, revela Serasa Experian

Consumidor reduz gastos e cheques sem fundos apresentam queda em setembro, revela Serasa Experian

Brasileiro está evitando novas dívidas para poder comprar no Natal

Foram devolvidos, no mês de setembro, 1,82% dos cheques compensados em todo o país, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. O percentual é menor que o 1,88% de devoluções verificadas em agosto último. Já na comparação entre setembro de 2011 e setembro de 2010, o levantamento apresentou elevação no percentual de devoluções. No nono mês de 2010, foram devolvidos 1,59% dos cheques compensados.

Na comparação entre os acumulados do ano, por sua vez, também houve evolução no volume de cheques sem fundos. De janeiro a setembro de 2011, foram devolvidos 1,92% de cheques, ao passo que em igual período de 2010 houve 1,80% de devoluções. 

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a redução mensal nos cheques sem fundos, em setembro, segue o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor. Ambos os indicadores apontam que, para chegar ao Natal com melhores condições de consumo, o consumidor está evitando novas dívidas, incluindo o parcelamento com cheque pré-datado. A antecipação da primeira parcela do 13º salário aos aposentados, em setembro, também contribuiu para a renegociação de dívidas.

No entanto, há crescimento na devolução de cheques nas comparações anual (setembro 2011/2010) e acumulado (janeiro a setembro 2011/2010), mostrando que no decorrer deste ano foi mais difícil que no de 2010 para o consumidor honrar as suas dívidas, em razão dos juros e da inflação mais elevados, corroendo salários.

*Veja abaixo tabela completa com os números de cheques devolvidos e compensados:

201020111

Nos estados e regiões
De janeiro a setembro, Roraima foi o estado com o maior percentual de cheques devolvidos (11,87%). São Paulo, por sua vez, foi o estado de menor percentual (1,45%). Entre as regiões, a Norte foi a com maior percentual de devolução de cheques nos nove primeiros meses de 2011, com 4,07%. Na outra ponta do ranking está a Sudeste, com 1,56%.

Veja abaixo o ranking completo com o percentual de cheques devolvidos de janeiro a setembro de 2011, por estado e região:

201020112

Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia. www.serasaexperian.com.br

Experian
A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

###

Top