Inadimplência das empresas aumentou 10,5% em novembro, revela Serasa Experian

Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas – Nov/2010

Inadimplência de micro e pequenas apresentou alta de 10,2%, com o menor crescimento na análise por porte

São Paulo, 29 de dezembro de 2010 – Em novembro de 2010, a inadimplência das empresas cresceu 10,5% na comparação com o mês anterior, outubro, segundo o Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas. Foi o maior crescimento verificado desde o mês de março.

Já na variação anual – contra novembro de 2009 – a inadimplência das pessoas jurídicas apresentou queda de 2,4%. De acordo com o levantamento, foi o maior recuo verificado desde 2006, nessa comparação, considerando o penúltimo mês do ano.

Na relação entre os acumulados, janeiro a novembro 2010/2009, por sua vez, houve um decréscimo de 5,9%.
Para os economistas da Serasa Experian, o crescimento mensal verificado na inadimplência das empresas é pontual e decorre das pressões de custos sobre o caixa, como o pagamento da primeira parcela do 13º salário, as compras de composição dos estoques para o Natal e importações para a data. Nas comparações anual e acumulada, os efeitos da recuperação do crédito para os negócios e o forte crescimento da economia neste ano se fazem presentes, determinando quedas no indicador.

A perspectiva é de que a inadimplência das empresas caia nos primeiros meses de 2011, em razão da atividade econômica aquecida e da crescente oferta de crédito.

Decomposição
Na decomposição do indicador, considerando a variação mensal (10,5%), novembro frente a outubro, os títulos protestados cresceram 16,3%, dando a maior contribuição para o crescimento do indicador, de 6,5%. Os cheques devolvidos por falta de fundos seguiram na mesma direção, com evolução mensal de 14,9% e contribuindo com 5,2% no resultado mensal do indicador. Em sentido oposto, as dívidas não honradas junto aos bancos experimentaram uma queda de 4,8% entre novembro e outubro, definindo uma contribuição negativa de 1,2% no indicador.

*Confira tabela abaixo

Análise por porte
Na análise por porte, na relação mensal – novembro frente outubro –, as grandes empresas apresentaram o maior crescimento da inadimplência, de 18,5%. Na sequência ficaram as médias (13,4%) e pequenas (10,2%). Na comparação anual, novembro 2010/2009, as quedas foram generalizadas: médias 3,6%, pequenas 2,5 e grandes 1,8%.

Valor médio das dívidas
De janeiro a novembro de 2010, as dívidas com bancos tiveram um valor médio de R$ 4.727,55, o que representou uma elevação de 3,3%, ante igual período de 2009.

Quanto aos títulos protestados, seu valor médio, considerando-se os onze primeiros meses de 2010, ficou em R$ 1.651,56, resultando em queda de 5,3%, na relação sobre o acumulado de janeiro a novembro do ano anterior.

Por fim, os cheques sem fundos apresentaram, de janeiro a novembro deste ano, um valor médio de R$ 2.052,21, com um crescimento de 24,3%, quando comparado com os onze primeiros meses de 2009.

Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas, por analisar eventos ocorridos em todo o Brasil, reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional. O indicador considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados e dívidas vencidas com instituições financeiras.

Contato:
Victoria Bustamante Iturrieta  5511 2847-8426 victoria.iturrieta@br.experian.com
Eldi Willms  5511 2847-8427 eldi.willms@br.experian.com
Tariana Brocardo Machado 5511 2847-8428 tariana.machado@br.experian.com
Viviane Evangelista  5511 2847-8456 viviane.evangelista@br.experian.com
Marcos Fidalgo  5511 2847-9181 marcos.fidalgo@br.experian.com

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
www.serasaexperian.com.br

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 90 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2010 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com