Detran SP incorpora Certificado Digital no novo sistema utilizado por médicos, psicólogos e autoescolas

O e-CNHsp substituirá o Gefor; cronograma de implantação se encerra agora em dezembro

São Paulo, 17 de dezembro de 2010 - Com o ingresso do Detran da Capital durante os meses de novembro e dezembro de 2010, o e-CNHsp é mais um sistema que se beneficia da certificação digital. Utilizado por médicos, psicólogos e autoescola, o e-CNHsp, instituído pela Portaria Detran 31, de 8 de janeiro de 2010, incorpora a certificação digital para o envio das informações desses profissionais ao banco de dados do Detran SP. Maior Autoridade Certificadora do Brasil, a Serasa Experian está preparada para atender também a essa demanda.

O e-CNHsp é um sistema acessado por meio da Internet (web). Por ele, tanto os cidadãos que iniciam a abertura de processos relacionados à obtenção e/ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação – CNH, quanto as entidades usuárias (médicos, psicólogos e Centros de Formação de Condutores - CFC) e as CIRETRANS  (Circunscrições Regionais de Trânsito) envolvidas em tais processos em todo o Estado de São Paulo dão andamento aos fluxos relacionados à CNH.  Ele foi desenvolvido de acordo com premissas previstas em legislação federal e estadual referentes à Carteira Nacional de Habilitação.

Do ponto de vista tecnológico, o e-CNHsp traz uma série de modificações. Por exemplo, para identificação dos responsáveis pela transmissão de informações ao Banco de Dados do Detran-SP, o sistema foi dotado de características de segurança baseadas no uso de Certificação Digital (e-CPF), reconhecimento biométrico e transmissão de dados on-line e em tempo real. Sua implantação começou em janeiro de 2010 por municípios da Grande São Paulo e se encerra, em todo o Estado de São Paulo, até o final de 2010.

O único certificado digital indicado para o e-CNHsp é o CPF, tipo A3, Padrão ICP-Brasil, como requisito de segurança no acesso (identifica juridicamente o usuário) e para assinar eletronicamente a documentação.

O presidente de Negócios de Identidade Digital da Serasa Experian, Igor Ramos Rocha, explica que a certificação digital confere segurança aos negócios e processos no meio eletrônico. “Com a certificação, viabiliza-se a praticidade e a agilidade da internet com a segurança e validade jurídica requerida pelos negócios e processos”, afirma o executivo.

A aquisição do certificado digital pode ser feita por meio da internet, pelo site certificadodigital.com.br. A partir da aquisição, deve-se fazer o agendamento, também por meio da internet, do horário e local para a emissão do certificado, que exige a validação presencial do titular.

Contato:
Victoria Bustamante Iturrieta  5511 2847-8426 victoria.iturrieta@br.experian.com
Eldi Willms  5511 2847-8427 eldi.willms@br.experian.com
Tariana Brocardo Machado 5511 2847-8428 tariana.machado@br.experian.com
Viviane Evangelista  5511 2847-8456 viviane.evangelista@br.experian.com
Marcos Fidalgo  5511 2847-9181 marcos.fidalgo@br.experian.com

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Respondendo on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxilia 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.http://www.serasaexperian.com.br

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 90 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.
A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2010 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite http://www.experianplc.com